27/07/16

Como criar ícones e personalizar o visual do Android



O Android possui uma grande variedade pacotes de personalização na Google Play Store, mas que tal criar algo que seja só seu? Os usuários do software do Google podem se divertir criando ícones diferenciados para os seus aplicativos e jogos. O processo é simples e será necessário o uso de alguns aplicativos no PC e celular para editar as imagens.


No entanto, é necessário ficar atento a alguns detalhes para que tudo dê certo.




Usuário pode criar ícones personalizados com algumas dicas simples



Etapa 1. Criando ou escolhendo uma imagem


Dê asas à sua criatividade: é possível criar um ícone com qualquer tema você desejar, seja o escudo do seu time de futebol, emojis, uma foto de alguém, a capa do seu disco preferido, entre outros. Basta escolher uma imagem no Google ou começar tudo do zero, usando programas como o CorelDraw, Paint ou Photoshop.


Ao procurar por uma imagem, opte por fotos com maior resolução, para que haja mais liberdade ao editá-la, seja para redimensionar ou mexer nos detalhes. Considere ainda se a escolha será harmoniosa com o restante do sistema operacional. O visual padrão do Android é o Material Design, que usa e abusa de cores.
Usuário pode procurar imagens grandes para como ícones no Android


Como exemplo, substituiremos o ícone do discador/telefone do Google pelo modelo de telefone em que o tutorial será feito, um OnePlus One. No lugar de fotos do aparelho, usaremos uma maquete com a representação do design dele e visual mais plano.


Etapa 2. Editando o ícone


Para editar a imagem escolhida no computador, o usuário pode usar qualquer programa especializado, seja um Photoshop ou opções gratuitas como o Pixlr. Ao editar, contudo, é bastante recomendado o uso de camadas. Sinta-se à vontade para alterar as cores, sombra e qualquer outro elemento da imagem de acordo com a sua vontade. Algumas dicas importantes ao editar um ícone são:


Transparência: Parte dos ícones do Android não possui nenhuma cor de fundo, além da própria marca do app. Se você quiser que seu ícone seja mais “discreto”, basta aplicá-lo sobre um plano de fundo transparente.

Ícone do Android pode ter plano de fundo transparente para destacar papel de parede


Uma boa ferramenta no Photoshop para isso é a Varinha Mágica, que seleciona áreas da imagem com a mesma cor e deve ser muito útil para imagens com fundo de cores sólidas. Basta selecionar e excluir a região até que fique apenas o seu ícone. Ao fim, será preciso salvar o ícone em um formato que suporte transparência, como o PNG.


Bordas e fundo: Se você não gosta da transparência, outra possibilidade interessante é usar formas geométricas como fundo do seu ícone. A ferramenta de formas do Photoshop, por exemplo, traz retângulos com pontas arredondadas, círculos, estrelas e outros modelos que podem ser usado para criar bordas para o seu ícone. Outra possibilidade é usar o pincel, para pintar manualmente, ou fotos.

Usuário pode personalizar o ícone com planos de fundos de formas geométricas


Etapa 3. Salvando o ícone

Ao salvar um ícone que será usado no Android, é preciso observar três fatores importantes:


Corte: Independemente da forma do seu ícone, seja ele transparente ou não, a imagem deverá ser salva com um corte quadrado, como se estivesse salvando para o Instagram. A maior parte dos editores possuem ferramentas para isso. No Photoshop, por exemplo, basta selecionar a função “Cortar” e escolher nas propriedades o formato “Quadrado (1x1)”.

Ícones do Android devem ter recorde quadrado para funcionarem adequadamente


Resolução: Após a fase de edição, o usuário pode salvar o ícone em uma resolução menor para economizar espaço. Afinal, embora os aparelhos estejam chegando com telas QHD (2560 x 1440 pixels) e até 4K (3840 x 2160 pixels), os ícones ocupam apenas uma pequena parte do display. Sendo assim, opte por um tamanho de 500 x 500 pixels em vez de 1440 x 1440 pixels, já que não haverá muita diferença entre eles.


Formato da imagem: Outro ponto importante é a extensão com a qual sua imagem será salva. Nossa recomendação é que você adote o PNG, já que este formato é compatível com transparências e é amplamente suportado.

Usuário deve salvar ícone em format aceito pelo Android, como o PNG



Etapa 4. Aplicando os ícones no celular


Depois de transferir os ícones criados para a memória do aparelho, basta aplicar a imagem ao app desejado. Alguns launchers já trazem essa função de alterar ícones, como a Nova Launcher e a Action Launcher. Caso você não use nenhum software do tipo, uma alternativa é baixar o Awesome


Passo 1. Na tela inicial do Awesome Icons, procure pelo app cujo ícone deseja alterar e toque no botão de galeria ao lado dele para escolher as imagens criadas.

Awesome Icons criará ícone com imagem salva na memória do telefone



Passo 2. As fotos do armazenamento serão mostradas, procure pelo ícone criado.

Passo 3. O aplicativo abrirá uma ferramenta de corte para a imagem. Quando terminar, toque em “Crop”.

Awesome Icons cortará o ícone antes de adicioná-lo à tela inicial do Android



Passo 4. Na tela seguinte, serão mostrados o ícone padrão da launcher utilizada e, abaixo, o novo que será usado. Se quiser editar o nome do app, basta fazer isso na opção “Label”. Quando terminar, toque em “OK”.


Passo 5. O Awesome Icons criará um novo atalho na tela inicial. Basta agora substituir o ícone original.

Ícone personalizado do Android será incluído na tela inicial do sistema


Dica: caso o sistema insista em voltar para o ícone original, basta editar novamente o atalho no Awesome Icons e, na tela final, marcar a opção “Protect Icon”.

Usuário deve marcar proteção ao ícone criado caso encontre problemas no Android


Agora você já sabe como criar e aplicar seus próprios ícones do seu Android.


Como editar ícones usando apenas o seu celular


Se você não tem a pretensão de fazer um trabalho com muitos detalhes e prefere algo mais simples, também é possível criar seus ícones apenas usando o celular. Basta para isso usar um bom editor de fotos ou aplicativo de colagem, dependendo da sua intenção. Algumas recomendações para te ajudar na tarefa de edição são o Photoshop Express, Pixlr, Snapseed e Aviary. Já para juntar várias fotos em uma, duas boas escolhas podem ser o Layout e o No Crop.

Usuário pode editar fotos no próprio celular antes de aplicar como ícones




Em nosso exemplo, vamos substituir o ícone da galeria do sistema por um conjunto de colagens de fotos pessoais do usuário. Para isso, usaremos o Layout para criar essa colagem de imagens, uma vez que esse já utiliza o corte quadrado por causa do Instagram. Quando terminar, basta salvar a foto na galeria normalmente.

Layout e outros aplicativos podem ser ajudar a criar ícones com colagem de fotos no Android




O último passo é aplicar o ícone no aplicativo desejado usando o Awesome Icons, conforme o demonstrado na quarta etapa. Basta procurar pelo icone no aplicativo, escolher a imagem para substituí-lo e trocá-lo na tela inicial do seu aparelho.

Após salvar imagem, usuário precisa apenas aplicá-la com o Awesome Icons




Baixando pacotes de ícones

Se você não quiser criar uma nova imagem, há a opção de baixar um pacote de ícones já prontos. Veja como fazer o download e adicioná-los ao Awesome Icons nos passos abaixo.


Passo 1. Toque no ícone com “três linhas” para abrir o menu lateral. Em seguida, selecione o item “Get more icons”.

 
        Acesse o menu lateral e toque no item de pacote de ícones

Passo 2. Selecione um dos pacotes de ícones e toque nele para abrir no Google Play. Confirme em “Instalar” e aguarde o fim do procedimento.

               Instale o pacote de ícones no Android

Passo 3. Agora toque novamente no menu lateral do app e selecione “Icon Packs”. Selecione o item com “três pontos” no topo direito e marque “Refresh” para atualizar a página. Note que o pacote será adicionado na lista.

             Atualize a lista de pacotes de ícones no app
Fonte: techtudo