24/11/15

Google tem poder de desbloquear remotamente 74% dos celulares Android do mundo




De acordo com um estudo realizado pelo departamento de justiça da cidade de Nova York, a Google tem o poder de desbloquear remotamente dispositivos bloqueados com senha que rodem versões antigas do Android.

A partir da versão 5.0 do Android, o sistema possui a funcionalidade de criptografia completa do disco de armazenamento, impossibilitando o desbloqueio remoto. Porém, como podemos ver na página da Google voltada para desenvolvedores, 74,1% dos celulares Android em uso continuam rodando versões anteriores a 5.0, sendo a 4.4 KitKat a mais popular com 37,8%.

Estatísticas de uso de diferentes versões do Android na página da Google para desenvolvedores.
Clique para ampliar.


"Investigadores conseguem burlar o bloqueio por senha em alguns dos dispositivos usando uma diversidade de técnicas. Para alguns outros dispositivos Android, a Google consegue resetar a senha quando recebe um mandato de busca e é instruída a ajudar as autoridades em extrair informações do dispositivo. O processo pode ser feito pela Google remotamente e permite investigadores acessar o conteúdo do dispositivo."

Vale lembrar que não são todas as fabricantes que deixam a opção de criptografia completa ativada por padrão. Ou seja, a Google provavelmente consegue realizar o desbloqueio em mais que 74,1% dos aparelhos. A opção é encontrada na aba de Segurança ou Armazenamento das configurações.