18/09/15

Primeiro aplicativo da Apple para Android já está causando polêmica.

Se você tem um aparelho Android e se empolgou com o recente anúncio do iPhone 6s ou mesmo com a chegada do iOS 9, a Apple tem uma boa notícia para incentivá-lo a migrar para um de seus aparelhos. Já está disponível na Google Play o aplicativo Move to iOS, que permite a migração de dados de um sistema para o outro. Em outras palavras, é uma forma de você entrar para o mundo do iPhone sem perder nenhum dado ou informação existente em seu Android.
O mais curioso disso tudo é que este é o primeiro app da Apple para Android e ele serve exatamente para tirar as pessoas do sistema operacional concorrente. O lado bom é que, deixando essa rivalidade de lado, todo o processo é bastante simples de ser feito.
Como o próprio aplicativo se descreve, bastam alguns poucos passos para que todo o conteúdo do Android seja enviado de maneira segura e automática para o iOS. E isso inclui tudo aquilo que uma pessoa pode considerar essencial no aparelho: contatos, contas de e-mail, histórico de mensagens, calendários e todas as suas fotos.
Move to iOS
Isso significa que não é mais preciso fazer aqueles backups manuais e nem perder horas do seu dia separando imagens, músicas e todos esses dados em um computador para reenviá-los para seu novo smartphone. São somente alguns toques na tela e está tudo resolvido.
Para isso, a Apple adotou um sistema inteligente que agiliza o processo de transferência. Ao invés de fazer tudo isso pela nuvem, ele cria uma rede Wi-Fi privada que conecta os dois dispositivos. Assim, o usuário precisa apenas emparelhá-los a partir de um código que é disponibilizado no início do processo e então todos os arquivos são enviados. Tudo o que você precisa fazer, então, é esperar.
O Move to iOS está disponível a partir do Android 4.0 KitKat e serve como um preparativo para o lançamento do iPhone 6s e 6s Plus na próxima semana. Contudo, você não precisa esperar até o dia 25 de setembro para aproveitar o recurso, uma vez que o app funciona também nos demais modelos do iPhone.
Só que parece que os fãs do Android não gostaram nada da proposta. Pouco tempo depois do lançamento do app, ele já coleciona resenhas negativas. Até o fechamento desta notícia, ele tinha 3,3 mil avaliações com uma única estrela e somente 827 com cinco. Tanto que a nota geral do aplicativo está em apenas 1,8.
Move to iOS
Os comentários reforçam exatamente essa rejeição por parte do público. Muitos defendem o Android e dizem que não vão migrar para o iOS de maneira nenhuma, enquanto outros estão sendo um pouco mais agressivos e dizendo o quanto odeiam a Apple e seus produtos. Enfim, a velha guerrinha de fanboys que a gente tanto conhece já começou por lá.