08/12/14

Que tal montar seu smartphone? Puzzlephone chegará para competir com Projeto Ara.



Os smartphones modulares começaram a ganhar maior notoriedade com a aparição do Projeto Ara, que é uma iniciativa interessante do Google e que poderá chegar ao mercado muito em breve. No entanto, o Google não é a única empresa que está apostando nos celulares modulares. Uma companhia finlandesa chamada Circular Devices, que tem sede em Espoo, assim como a Nokia, apresentou seu próprio desenvolvimento do projeto, chamado de Puzzlephone.
O Puzzlephone parece ser um projeto menos ambicioso e complexo do que o Projeto Ara. Isso porque o aparelho da Circular Devices possui três grandes módulos. No primeiro módulo estão a tela LCD, os alto-falantes e a estrutura básica do smartphone. No segundo estão a bateria e a estrutura secundária do dispositivo. Já no terceiro módulo encontram-se o processador e a câmera.
Segundo o The Verge, os desenvolvedores do Puzzlephone destacam a capacidade de personalização que existe tanto no hardware quanto no software. Isso porque a ideia da empresa é abrir a porta para outras plataformas móveis, ainda que o aparelho deverá ser fabricado primeiramente com uma versão personalizada do Android.
Puzzlephone 2
A empresa quer divulgar normas que permitam a todos os fabricantes de hardware desenvolver seus próprios módulos para estes smartphones, de maneira que os usuários possam configurá-los com melhores sensores e diferentes processadores e câmeras. Este conceito de celulares modulares permitirá que o usuário possa melhorar apenas uma parte do celular, ao invés de precisar fazer o upgrade completo do aparelho.
A Circular Devices está trabalhando no projeto desde 2013 e está muito próxima de começar a produção de protótipos funcionais. A empresa planeja lançar o primeiro Puzzlephone no mercado no segundo semestre de 2015, desde que se possa garantir o financiamento e o apoio para tornar o projeto realidade.
Tanto o Puzzlephone quanto o Projeto Ara são tentativas ambiciosas que poderão tornar a indústria de telefonia móvel mais sustentável no longo prazo. Se realmente os smartphones modulares terão sucesso, dependerá da recepção dos clientes e do público, bem como da disponibilidade e facilidade para comprar módulos para os smartphones.
Puzzlephone 3