07/11/14

Ex-funcionário da Nokia cria primeira companhia rival ao Projeto Ara da Google






Cansado de trocar o seu smartphone em boas condições só por causa de apenas um componente ultrapassado? A Google acabar com esse problema. Quando a gigante de Mountain View adquiriu a Motorola, diversas patentes vieram como parte do pacote, inclusive uma em particular que está sendo aproveitada largamente pela nova dona, o Projeto Ara.

Em poucas palavras, o conceito consiste em uma base de US$ 50 onde os usuários são capazes de acoplar peças individuais, como o processador, câmera, bateria, RAM, tela, alto-falantes e afins, para criar um aparelho personalizado. Se quiser mais memória, basta trocar o módulo específico. Embora a tecnologia esteja com estreia marcada apenas para 2015, já ganhou o seu primeiro rival, o Vsenn.

Vsenn, a primeira concorrente direta da Google no Projeto Ara. Embora não exista alguma informação de data ou disponibilidade, há aspectos interessantes do aparelho.


Não há muitos detalhes na página principal da empresa, mas o responsável por sua fundação é um ex-funcionário da Nokia que atuava como gerente do programa Android X da finlandesa. Sabendo disso, é válido prestar atenção na jovem emergente no mercado. No rodapé do website, há quatro tópicos sobre o "LegoPhone" explicando suas vantagens:

Hardware Modular: permite que você atualize seu smartphone quando quiser. Nós usamos somente os melhores e mais rápidos componentes em nossos módulos. Há três peças que podem ser trocadas: câmera, bateria e processador/RAM.

Atualizações garantidas: o seu celular rodando de forma lisa, rápida e perfeitamente otimizada. Nós sabemos que é importante cuidar de nossos consumidores, e é por isso que oferecemos o Android puro com garantia de updates para os próximos quatro anos.

Segurança máxima: todos os dados no aparelho são protegidos com uma encriptação de três camadas. Para a sua segurança e proteção, concedemos acesso grátis à rede VPN e servidor em nuvem. Preservar a integridade de suas informações e privacidade é a nossa prioridade.

Visual personalizável: capinhas traseiras que podem ser trocadas rapidamente e sem complicações. Você pode escolher entre uma variedade de ofertas cujo a aparência a experiência tornam-se perfeitos. Estilosas e duráveis para encaixar em seu estilo de vida. Sua imaginação é o único limite existente.

Diferentemente do Projeto Ara, há a limitação de apenas um trio de módulos que podem ser substituídos. Entretanto, se analisar a fundo, nota-se que os três itens são realmente os mais importantes em um dispositivo móvel. Para complementar essas opções, há o destaque em proteção online do cliente, design customizável e atualizações garantidas do Android por até quatro anos. Portanto, é possível que a Vsenn torne-se uma competidora à altura da Google. Quando mais informações forem reveladas, como a data da disponibilização e o preço, voltaremos a comentar sobre o assunto.