30/10/14

Lollipop Android oferece fotos de melhor qualidade com suporte ao formato RAW


Android 5.0 Lollipop traz toneladas de melhorias para o sistema operacional Android. Do aumento da segurança, introdução de novas funcionalidades, correções de bugs e polimento geral do sistema operacional para uma interface de usuário completamente redesenhada com o Design Material, que traz uma abordagem em camadas para as animações. Basicamente tudo o que você toca na tela irá se mover e virar outra coisa, cada animação vai passar em algum lugar, em outras palavras, você vai ver elementos na tela movendo ao redor.
Como você provavelmente já sabe, a Google está trazendo suporte para arquivos de imagem RAW no nível do sistema operacional junto com o Android 5.0 Lollipop. Esse recurso pode realmente melhorar as imagens em todos os dispositivos rodando a nova versão. Mas, o que são arquivos de imagem RAW? Bem, eles são, basicamente, um despejo de toda a imagem de captura de dados do sensor da câmera. Sem haver perda de informações na conversão em arquivos JPEG menores. Com a redução do tamanho do arquivo de imagem muitos detalhes capturados acabam sendo sacrificados. O Android Lollipop permite que você tenha o arquivo original, sem perdas. Claro, isso irá fazer com que a memória interna do seu dispositivo acabe mais rápido, já que um arquivo no formato RAW pode ser até 5 vezes maior que o mesmo em formato JPEG.
Foto em JPEG (esquerda) e foto em RAW (direita)


PkmX é um desenvolvedor que lançou um aplicativo chamado L Camera, que é um app de câmera experimental que se destina a salvar imagens no formato da Adobe DNG, relata aForbes. Este é um formato bastante popular de imagens RAW que você pode editar tudo que você quer através de aplicativos de terceiros. O desenvolvedor usou um Nexus 5 rodando o Android 5.0 preview para desenvolvedores, a fim de gravar essas imagens e compará-las com os resultados originais da câmera do modelo. Estes arquivos DNG foram convertidos manualmente em ficheiros JPEG através de um aplicativo de edição chamado RawTherapee, e você pode conferir os resultados na galeria de imagens.
Paul Monckton, responsável pelo teste, ficou intrigado e fez uma comparação de sua própriacâmera DSLR com o Nexus 5 usando o aplicativo L Camera e as imagens que foram tiradas no formato DNG foram convertidas manualmente em JPEGs via Photoshop Lightroom. Você pode conferir as imagens acima. A primeira segue no padrão JPEG, enquanto a outra é a versão RAW convertida manualmente.
Ele concluiu que a câmera Nexus 5 com acesso a arquivos RAW realmente mostra o potencial que ela possui e que não era explorado devido às limitações do JPEG. Por outro lado, ele ficou impressionado com a diferença de algumas imagens. Em qualquer caso, tal opção é definitivamente interessante. E o melhor de tudo, estará disponível para qualquer smartphone que receba a atualização para o Lollipop.
Fonte:Tudocelular.com