21/10/14

Liberada pelo Google versão completa do SDK para o novo Android 5.0


São paulo - O Google liberou, nesta última sexta-feira, o acesso à versão completa do kit de desenvolvimento de software (SDK) do novo Android 5.0 Lollipop. O anúncio foi feito no blog de desenvolvedores do sistema operacional, quase quatro meses após a empresa disponibilizar o primeiro Android L Developer Preview, no Google I/O.
O SDK traz como principais novidades os temas e as APIs do Material Design introduzido pela empresa na edição mais recente do SO. Explicada pelo Google em um manual bem completo lançado em junho, a reforma na interface vem acompanhada de um novo sistema de notificações – que pode ser implementado nos novos apps – e das ferramentas Project Volta e Battery Historian, para checar o uso de bateria pelas aplicações.
O Lollipop também transforma o ART no runtime padrão dos programas, deixando definitivamente de lado o velho Dalvik usado até o Android 4.4. O ambiente promete melhor desempenho na execução de aplicativos ao aliar o método de compilação just-in-time (JIT) com interpretação de código e o processo ahead-of-time (AOT), que compila a linguagem de programação em código de máquina nativo, executado diretamente pela CPU do aparelho.
Fora isso, o novo runtime tem melhor aproveitamento de bateria e traz suporte a processadores 64-bit (como o Tegra K1 do Nexus 9), algo também incluído no SDK. Uma parcela considerável de aplicativos desenvolvidos com o Dalvik em mente não deve ter problemas com o ART, mas o Google ressalta que algumas funções do antigo sistema não funcionam no novo – e por isso é recomendável testar para ter certeza.
Por fim, o kit de desenvolvimento ainda deixa os criadores de aplicativos aproveitarem o OpenGL ES 3.1 e o Android Extension Pack nos games e programas mais pesados. Este segundo item, aliás, é um “pacote de extensão com interfaces em Java e suporte a funcionalidades gráficas avançadas”, como tesselação e shaders de geometria (“geometric shaders”, relacionados ao sombreamento).
Atualizações
Além do SDK para o Lollipop, o Google atualizou as imagens do Android que desenvolvedores podem instalar nos Nexus 5 e 7, na set-top box ADT-1 e no emulador do SO. Dada a proximidade com o lançamento oficial do Lollipop, essas versões já devem estar bem perto do que será a definitiva do sistema operacional.
O “manual de instruções” do Material Design também recebeu novas informações, naquela que foi considerada por Matias Duante, VP de design do Google, a primeira atualização significativa das especificações. Elas podem ser conferidas na íntegra aqui.
O Android 5.0 Lollipop chega ao mercado logo no começo de novembro, junto do smartphone Nexus 6 e do tablet Nexus 9 – que sai logo no dia 3 nos EUA. Então, se você desenvolve apps, mas ainda não conseguiu testá-los no novo sistema, é bom não perder tempo. E caso precise de ajuda na instalação da versão para desenvolvedores.
Fonte: Exame.com