02/09/14

Meu celular caiu na água, como recuperar? Tente estes passos.

Para desvantagem de alguns, a gravidade é uma forte inimiga dos aparelhos celulares, e se você chegou até está página é bem provável que o seu celular ou o de alguém tenha caído no vaso, na piscina, ou na lavadora. Muitas pessoas hoje em dia varrem a internet a procura do que fazer para salvar o celular, então a Seletronic resolver reunir todas as informações úteis que possam te ajudar caso seu celular tenha caído dentro da água ou dentro de algum outro líquido. Na maioria dos casos pode ser que se retirarmos o celular da água imediatamente não ocorra nenhum dano, mas é importante salientar que por motivos de segurança os procedimentos descritos aqui devem ser adotados mesmo que ainda tenha certeza de que seu celular não molhou muito. É melhor previnir do que remediar não é mesmo?

Celular caiu na agua

Por isso vamos apresentar a baixo o que pode e deve ser feito quando isto ocorrer, e o que não deve ser feito para ele não estragar. Também veremos o que fazer caso seu celular tenha bateria fixa, como no caso do Moto G, que não pode ter a bateria retirada por um usuário convencional.

Primeiro passo

Isto serve para todos, a curiosidade matou o gato, então resista a vontade de ligar o celular ou se ele ainda esta ligado retire a bateria na mesma hora. Caso não tenha como tirar a bateria do seu celular como no caso do Moto G apenas desligue.

Segundo passo

Desmonte seu celular ao máximo desmontável, tire capinha, bateria, cartão de memória, cartão sim e tudo que for possível. Agora seque todo o excesso de água com um pano que não deixe resíduos, e continue a resistir a tentação de ligar seu celular, ou ele pode nunca mais ligar.

Terceiro passo

Este serve para todos que caírem na água ou em algum outro tipo de líquido, até para aqueles onde não se pode tirar a bateria. Após ter retirado o excesso de água com um pano limpo ou flanela, caso tenha um aspirador de pó, este vai ser seu melhor aliado na luta para sobrevivência do seu smartphone. Isto por que ele vai puxar praticamente todo o restante de líquido que possa ter entrado nos pequenos orifícios do aparelho.
Concentre o bico de sucção encostado em cada pequeno buraquinho que exista em seu seu celular, mantenha ele ali por no mínimo um minuto, pois este pode ser o tempo necessário para secar aquela área úmida.
Atenção: o método usando a sucção do aspirador de pó é o mais eficiente nestes casos onde você talvez não disponha de equipamentos necessários para quando um tragédia dessa acontecer. Não use equipamentos que gerem calor, como secadores de cabelo, nem mesmo deixe seu celular no sol ou outro lugar quente.

Os aparelhos sopradores são menos eficazes

Mas como assim aparelhos sopradores não ajudam muito a secar o celular? Bem isto ocorre que por muitas vezes o celular acaba criando uma bolsa de ar, mais conhecida como vácuo, o que faz a água ser concentrada nas extremidades, e usar um equipamento que produza vento, pode empurrar a água para dentro do seu telefone e piorar a situação que antes era simples de resolver. Se você já leu outros tutoriais na internet sobre o que fazer neste caso, vai ver que todos dizem para usar o secador de cabelo no modo frio, ou alguma outra coisa que assopra. Não se esqueça, nós queremos retirar a água que entrou no celular e não empurrar ela para as outras peças internas, ou seja o vento pode não ajudar, e sim atrapalhar.

Quarto passo

Depois de tanto sugar água do seu celular ele provavelmente já está seco ou quase seco, mas para termos garantia disso vamos seguir mais alguns a passos caseiros para acabar com qualquer vestígio de água concentrada ainda no seu aparelho. É bom lembrar que água conduz eletricidade, e que as peças do celular ficam muito próximas, então todo cuidado é pouco neste caso. E para secar mais ainda seu telefone vamos usar agora produtos que absorveram água.
Algumas das dicas encontradas na internet são:
  • Colocar o celular para secar dentro de uma tigela cheia de arroz crú
  • Usar químicos como os feitos para secar guarda roupas
  • Usar gel de sílica para absorver a umidade

Todas essas dicas são teoricamente úteis, porém podem não funcionar em todos os casos. Se quiser fazer apenas como precaução que o faça, acho que a dica a seguir é mais interessante e pode funcionar bem melhor. Mas caso queira fazer este processo o interessante é que ele deve ser feito por no minimo 24 horas. Então é isso, deixe seu celular por todo este tempo dentro da tigela de arroz, e ainda tenha o risco de vestígios de pó de arroz caírem dentro do seu celular. Ou deixe ele dentro de um pote com gel de sílica por todo este tempo, e depois ainda tem o risco de não estar totalmente seco e fechar curto mais tarde.

Quinto passo

Este é sem dúvida o melhor método, e quase todos podem fazer isto, basta possuir um ventilador ou outro tipo de motor que trabalhe com uma forte ventoinha.
Coloque o corpo do seu celular desmontado na parte de traz do ventilador ou de outra tipo de ventoinha que você esteja utilizando. O ideal é que esta sucção da parte traseira do rotor seja bem forte, pois quanto mais força mais eficaz a secagem do seu celular. Use sua imaginação para deixar a maior parte dos orifícios do corpo do aparelho voltadas diretamente e o mais próximo possível do ponto de sucção de ar do aparelho. Use se possível uma fita ou amarre o seu celular ao corpo deste aparelho. O importante é que esteja realmente puxando o ar de dentro do seu celular. Quanto mais tempo o seu aparelho ficar desta forma menos risco você corre de fechar curto quando for ligar ele novamente. O bom e que fique assim no mínimo por também 24 horas seguidas.

O tempo recomendável já passou e agora você talvez se pergunte:

Será que meu aparelho já está seco? Vale a pena arriscar agora?
Isto agora é por sua conta e risco, e caso ainda tenha medo é melhor levar seu celular a uma assistência técnica. Tenha em mente que nem todos os aparelhos são iguais, mas os métodos acima podem solucionar o caso de quase todos os modelos, até mesmo daqueles que não podem ter a bateria removida.
Se você fez tudo certo já é praticamente possível que seu celular já esteja salvo e volte a funcionar normalmente.

Se seu celular não ligar

Se seu celular não ligar, coloque ele para carregar por uns 30 minutos, e veja se deu sinal de vida, caso nada aconteça, é provável a bateria ter sido danificada pelo curto circuito causado pela água. Mas para todos os efeitos, se seu celular não ligar após seguir estas dicas, leve ele a uma assistência técnica especializada.
Mas se leu esta matéria só por curiosidade aconselhamos a salvar está página em seus favoritos, pois nunca se sabe quando seu celular vai cair no vaso sanitário, ser batido na lavadora de roupas ou entrar dentro de uma picina em um de seus mergulhos.
Espero que a matéria ajude, e se ajudar por favor deixe seu comentário a baixo dizendo como seu celular caiu na água, e se o que você fez deu certo.