19/09/14

Apple prepara suporte de migração de Android para IOS. Rs

Preparando-se para uma possível migração em massa de usuários de Android para iPhones, a Apple colocou em seu site uma página de suporte dedicada especialmente para ajudar estes usuários a passarem seus dados para os seus novos iDevices. Com o guia, companhia pretende fazer com que essa etapa seja a menos dolorosa possível para seus novos clientes.
Um dos maiores impedimentos de usuários migrarem de uma plataforma móvel para outra é a preocupação em transferir contatos, calendários, fotos e outros. Normalmente isso implica em muito trabalho em aparelhos iOS. Do outro lado, migrar para aparelhos Android é consideravelmente mais fácil. Com o guia, a Apple assegura aos seus novos usuários que a migração não será tão estressante como eles podem temer. 




É interessante notar que a Apple não está omitindo recomendações de aplicativos de terceiros para a realização da transferência de dados. Em alguns casos, aplicativos como o Copy My Data ou o Mobile Transfer da operadora americana AT&T fazem boa parte do trabalho. Ambos os aplicativos estão disponíveis tanto para Android como para iOS. O guia ainda instrui os usuários a transferirem certos arquivos do Android para um computador.
Mas a maior parte, ou pelo menos metade do trabalho, é feito pelo iTunes, especialmente quando se trata de arquivos de mídia. Em certo sentido, o guia elaborado pela empresa é uma boa maneira para os usuários do Android se familiarizarem com o sistema iOS, onde boa parte da transferência de arquivos gira em torno do iTunes.
O site da Maçã também menciona o iCloud para ajudar no processo. Documentos ou mensagens podem ser armazenados na plataforma de nuvem da empresa para que depois possam ser acessadas pelo novo iDevice.
Com os aplicativos a história é diferente. Não há como transferi-los do Android para o iOS. Portanto, se você tem um aplicativo favorito deverá torcer para que ele esteja na loja App Store, a correspondente da Play Store no mundo da Maçã. Caso você não o encontre, não se preocupe. A Apple promete que haverá um aplicativo similar, ou até melhor, que sua antiga aplicação.