16/08/14

Novo padrão USB 3.1 reversível já pode entrar em produção.


As especificações para a próxima geração de conectores USB foram finalizadas pelo USB 3.0 Promoter Group, grupo responsável pela padronização da tecnologia, e já podem entrar em produção.

Chamado de USB Type-C, o formato fora anunciado em dezembro do ano passado como parte da versão 3.1 da tecnologia e revelou seu novo design reversível. E hoje o grupo anunciou a finalização das especificações para a nova tecnologia.

O novo padrão USB Type-C define o formato do cabo e da conexão da tecnologia e foi pensado para uso tanto em dispositivos móveis quanto para aparelhos maiores como computadores.

De tamanho similar às portas Micro USB encontradas na maior parte dos smartphones, a principal vantagem do Type-C é seu design reversível, que lembra bastante o padrão Lightning da Apple.



Com este novo padrão os usuários poderão ignorar a posição do cabo quando forem conectar um dispositivo à nova porta USB — ou seja, é o fim dos cabos de “cabeça para baixo” e o surgimento de cabos com extremidades iguais.

Em termos técnicos, o padrão USB 3.1 promete oferecer largura de banda de até 10 Gbps — o dobro dos 5 Gbps do USB 3.0. Além disso, trará a especificação USB Power Delivery, que permite fornecer até 100 W de energia para recarregar aparelhos.

No entanto, os novos conectores e cabos Type-C não serão compatíveis com os formatos USB existentes e será necessário o uso de adaptadores.

Outros detalhes técnicos devem ser divulgados durante uma conferência para desenvolvedores que ainda será definida pelo USB 3.0 Promoter Group. Mas a transição ainda deve demorar, uma vez que já existem milhões de dispositivos no padrão antigo e tendo em vista também o tempo que levou para a adoção do atual padrão USB 3.0.




Fonte: Info Abril