10/03/14

Google vai liberar Android para fabricantes de eletrônicos vestíveis

A Google vai liberar daqui a duas semanas o kit de desenvolvimento do sistema operacional Android a fabricantes de aparelhos eletrônicos vestíveis, afirmou no domingo o executivo da companhia Sundar Pichai, na conferência de tecnologia South by Southwest. O movimento permitirá o lançamento de produtos desse tipo movidos a Android por qualquer empresa interessada.

Segundo relatou o Wall Street Journal, Pichai contou à plateia que a Google está disponibilizando o software muito antes da chegada ao mercado de aparelhos vestíveis porque a empresa quer obter “bastante feedback” do segmento. Assim como fez com o Android para celulares, o objetivo da Google com a liberação gratuita do sistema para vestíveis é atrair o máximo possível de desenvolvedores de aplicativos para sua plataforma.

Segundo reportagem do site especializado “Cnet” publicada no mês passado, a Google deve lançar seu próprio relógio inteligente em evento voltado para desenvolvedores de software em junho. O smartwatch será fabricado pela sul-coreana LG.

Os relógios inteligentes representam um dos ramos mais promissores da computação vestível. A Samsung já lançou no mercado o seu Galaxy Gear, e especula-se que a Apple esteja prestes de anunciar um concorrente. Além de relógios, a Google investe também em óculos inteligentes com o Glass, também movido a Android, que deve ser lançado no mercado no fim do ano.
Fonte: Diariodepernambuco