26/02/14

Saiu: Veja aqui finalmente o Galaxy S5


O que todos os apaixonados por smartphones esperavam aconteceu neste primeiro dia oficial de MWC 2014. A Samsung anunciou oficialmente o smartphone Galaxy S5, que promete retomar o mercado e deixar concorrentes da LG e da Sony para trás na disputa pela liderança do segmento — lembrando que em 2013 a crítica especializada apontou o LG G2 como o grande destaque dos portáteis.


Especificações técnicas
Sistema operacional: Android 4.4.2
Processador: Qualcomm Snapdragon (modelo não confirmado)
Clock de processamento: 2,5 GHz
GPU: não informado
Tela: 5,1 polegadas
Resolução: 1920x1080
Densidade de pixels: 432 ppi
RAM: 2 GB
Armazenamento interno: 16/32 GB (expansão por MicroSD)
Conectividade: WiFi, Bluetooth, NFC, USB, 3G e 4G
Câmera traseira: 16 MP
Câmera frontal: 2 MP
Bateria: 2.800 mAh
Dimensões: 14,2 cm de altura e 7,25 cm de largura
Peso: 145 gramas
Espessura: 0,81 cm de espessura
Extras: leitor de impressões digitais, resistência a água, medidor de batimentos cardíacos
Design


A Samsung promete que esse novo smartphone vai oferecer mais glamour para os consumidores. Apesar disso, não há alterações muito evidentes no design do Samsung Galaxy S5. Se o compararmos com a geração anterior dos smartphones da mesma empresa, podemos perceber que os traços se mantêm e isso vale para praticamente todos os detalhes.





Uma mudança bem clara é a presença de uma nova tampa traseira, que abandona os traços anteriores e aparece com perfurações estilizadas. O corpo do smartphone é um pouco mais longo do que o presente no S4, tendo 14,2 cm de altura e 7,25 cm de largura — sendo ele também um pouco mais espesso, com 0,81 cm —, o que representa um aumento de peso em 15 gramas. Quanto às cores, a Samsung afirma que, além das opções preta e branca, o aparelho agora poderá ser adquirido em versões azul e “ouro-acobreado”.
Hardware e tela


É difícil olhar para a tela Gorilla Glass 3 de 5,1 polegadas do Galaxy S5 e não imaginar como será a qualidade de imagens do aparelho. Sabendo que o S4 deixou a desejar para alguns consumidores — principalmente se o compararmos a outros competidores —, a Samsung investiu pesado no novo aparelho e trouxe um modelo com resolução Full HD e densidade de 432 pixels por polegada.


Internamente o aparelho também conta com melhorias bem interessantes. A mais surpreendente é o processador Qualcomm Snapdragon — o modelo não foi explicitado, mas cogita-se que seja o 801 quad-core. O principal motivo para essa especulação é o clock de processamento, que chega aos 2,5 GHz, sendo muito eficiente em questões energéticas e prometendo total sintonia com a bateria de 2.800 mAh.





Apesar de muitos esperarem por 3 GB de memória RAM — algo que iria de encontro ao hardware do Galaxy Note 3 —, a Samsung mostrou que o Galaxy S5 vai chegar ao mercado com 2 GB de memória volátil e duas opções de memória de armazenamento: 16 GB ou 32 GB. Vale dizer que ele ainda conta com suporte para cartões micro SD para que a capacidade seja ampliada.

Com diversas melhorias de hardware, o Galaxy S5 também apresenta conectividade praticamente ilimitada para os consumidores. O aparelho surge no mercado com chips de integração com redes móveis 3G e 4G, além de possuir suporte para comunicações por Bluetooth, NFC e WiFi.
Câmera com novos recursos

Algumas das principais melhorias do novo aparelho em relação à geração anterior estão na câmera digital integrada. Com novo sensor mais poderoso — e se aproveitando da melhor velocidade no processador —, as imagens capturadas com o smartphone Galaxy S5 podem ser realmente superiores. Há resoluções máximas de 16 megapixels com modo HDR, sendo que o foco automático das capturas acontece em 0,3 segundo graças ao Phase Detection.


Também há a chegada do “Foco Seletivo”, que permite novas possibilidades para a captura das fotografias. Com esse recurso, as imagens podem ter o foco em uma área específica, fazendo com que os planos de fundo sejam borrados de uma maneira mais profissional — garantindo até mesmo que os consumidores consigam simular efeitos de profundidade de campo.

Para a gravação de vídeos, o Galaxy S5 também vai trazer melhorias bem interessantes. O aparelho garante que a câmera possa ser utilizada para gravar vídeos em resolução Ultra HD — que também ficou conhecida com 4K.
Ultra Power Saving Mode: muito mais autonomia de bateria

Um dos grandes destaques da apresentação da Samsung na MWC 2014 foi a bateria presente no Galaxy S5. A fabricante garante que ela pode ser substituída facilmente, o que pode ser um ponto positivo para consumidores que não gostam de sistemas mais fechados. Graças ao novo Ultra Power Saving Mode, a autonomia de bateria — que possui 2.800 mAh — do Galaxy S5 pode chegar às 21 horas de conversação e 16 dias em standby.
Fitness e saúde: medidor de batimentos cardíacos

Seguindo as tendências de outras empresas, o Samsung Galaxy S5 chegará ao mercado com sistemas de auxílio para pessoas interessadas em se manter em forma. O sistema S Health 3.0 traz registro de alimentação, pedômetro e também um medidor de batimentos cardíacos. Tudo isso deve garantir uma verdadeira central de registros sobre saúde e exercícios para os donos de Galaxy S5.
Leitor de digitais e recursos adicionais


O novo smartphone Samsung Galaxy S5 vai chegar no mercado com leitor de digitais. Assim como acontece com o iPhone 5S, que apresenta o recurso integrado ao botão “Home”, o aparelho coreano também apresenta a novidade abaixo da tela.



Também foi revelado que o Galaxy S5 possui certificação IP67. Isso significa que o smartphone é resistente a água e a poeira, podendo ser mergulhado por 30 minutos em até 1 metro de profundidade.
Lançamento em abril

A Samsung promete que o Galaxy S5 estará disponível no mercado de 150 países a partir do dia 11 de abril. Não foram revelados quais serão os países que farão parte dessa lista, mas há grandes chances de o Brasil estar presente nela. Outras nações, como os Estados Unidos, Coreia do Sul e principais países da Europa, certamente estarão nela.


Fonte: Tecmundo.com.br