07/11/13

Sony Xperia Z ganha custom ROM de Android 4.4 Kit kat

 O Android 4.4 Kit Kat foi revelado na semana passada e aos poucos alguns aparelhos vão receber suporte para a atualização. Um dos dispositivos nessa lista é o Sony Xperia Z, mas ainda não existe data para a chegada oficial do novo sistema operacional para ele. Para disponibilizar a novidade aos consumidores, alguns desenvolvedores do XDA Developers criaram uma custom ROM que permitem a instalação do sistema.

Isso mesmo: programadores independentes disponibilizaram uma versão personalizada do Android 4.4 Kit Kat diretamente no fórum XDA, permitindo que qualquer pessoa que possua o Sony Xperia Z possa instalar o sistema operacional em seu aparelho. Segundo o que foi revelado na página oficial do fórum, a custom ROM já está praticamente estável e há muitos recursos funcionando completamente.
Isso inclui as conectividades sem fio (WiFi, NFC e GSM), sistemas de áudio, gravação de filmes e captura de imagens, reprodução de aplicativos sem atraso visual, encriptação, utilização de SMS e ligações, além de reprodução de vídeo e ajustes automáticos de brilho da tela. Segundo o próprio criador do sistema, ele ainda não é perfeito e há dois grandes problemas  que ainda podem ser identificados.
Os dois principais são: dificuldade na localização de redes móveis na utilização de dados e voz; sincronização com Google Calendar pode ficar inativa após a instalação do Android customizado. Todas as instruções de download e instalação podem ser encontradas no fórum XDA Developers. Lembramos que a instalação de maneira errada pode causar problemas irreparáveis nos smartphones.

Fonte: Tecmundo