03/11/13

Confira as novidades do Android Kit kat

Não foi à toa que o novo Android, que chega à versão 4.4 com o apelido de Kit Kat, foi anunciado pelo Google neste dia 31 de outubro. Não por coincidência, a data marca o Halloween, data em que é tradicional pedir "gostosuras ou travessuras"; nada melhor do que divulgar seu novo sistema operacional com nome de sobremesa neste dia.

Ainda não se sabe exatamente quando o sistema será lançado para outros dispositivos que não sejam o Nexus 5, também anunciado nesta quinta-feira. O Google diz que os primeiros celulares a receberem a atualização serão o Nexus 4, Galaxy S4 Google Play Edition e o HTC One Google Play Edition. Os tablets Nexus 7 e 10 também serão atualizados. No entanto, a empresa só prevê que a atualização acontecerá "nas próximas semanas".

Contudo, muito já se sabe sobre o sistema operacional, já que a imprensa internacional já teve a oportunidade de testar o Android Kit Kat e o Nexus 5. Confira o que aguardar:

Novo aplicativo de chamadasAgora o app prioriza os contatos com quem você mais fala. Também é possível pesquisar por telefones de locais próximos registrados no Google Maps, indo além dos seus contatos na hora de procurar os números telefônicos.

Identificação de chamadaAgora, se algum número que não estiver na sua lista de contatos ligar para o seu telefone, o aparelho irá procurar pelo número em uma lista de empresas registradas no Google Maps para possivelmente tentar descobrir quem está ligando.

Nova organização de SMSAgora o Hangouts e o aplicativo de mensagens do Android se tornaram uma coisa só, possibilitando reunir todas as conversas em apenas um espaço.

Emoticons!Agora os emoticons do Emoji, farão parte do teclado nativo do Google, trazendo mais cor e expressão para a comunicação entre os usuários.

Multitarefa mais rápidoO Google promete que o novo Android terá uma melhor otimização de memória que permitirá a utilização de vários aplicativos ao mesmo tempo de forma mais suave, como jogar enquanto escuta música, ou qualquer outro recurso que você prefira utilizar.

Impressão fácilAgora será possível mandar imprimir documentos, arquivos, imagens ou qualquer outro conteúdo diretamente do seu celular ou tablet. Basta conectar a impressora ao Google Cloud Print ou outras impressoras conectadas a aplicativos do Google Play, sem precisar de cabos ou nada parecido.

PedômetroPara os interessados em exercícios e caminhada, o Android Kit Kat possui um pedômetro que poderá dizer quantos passos você deu durante o seu trajeto. O Google promete que o aplicativo deverá consumir pouca bateria.

“Ok Google”Uma das novidades do Moto X (que também é do Google) é o “Ok, Google Now”, que ativa comandos de voz do aparelho. O Android 4.4 também terá este recurso, mas com algumas adições interessantes, como a execução de músicas e envio de mensagens por voz. E o “Now” foi embora do comando.

Mais imersãoAgora quando você estiver lendo algum livro, jogando alguma coisa ou assistindo a algum vídeo, as barras inferiores e superiores da interface do Android deverão sumir para abrir mais espaço para o conteúdo na tela. Para acessar estas áreas, basta deslizar o dedo de cima da tela para baixo ou de baixo para cima. A intenção é colocar o conteúdo em primeiro plano e desligar o usuário de notificações e informações sobre bateria, etc.

InclusãoO Android 4.4 deve ser o mais inclusivo de todos, que deve chegar ao maior número de dispositivos, já que o Google afirma que ele foi feito de uma forma para rodar de forma eficiente em todos os aparelhos, incluindo aqueles com apenas 512 MB de RAM. Se isso realmente acontecer, a empresa pode acabar com a fragmentação do sistema, um dos grandes problemas para desenvolvedores.

Fonte: Olhardigital.uol