24/10/13

MediaTek vai lançar smartphone com processador de 8 nucleos que funcionam ao mesmo tempo. UMI X2S

A nova tecnologia no mundo móvel são os processadores 64bits e claro os processadores de oito núcleos chamados de Octa-core, agora a fabricante UMI anuncio o primeiro smartphone com oito núcleos e ele se chama UMI X2S.
Essa guerra começou quando a Samsung anunciou o primeiro processador Octa-core “oito núcleos”, mas que na realidade não usa todos os núcleos ao mesmo tempo, esse processador foi feito com base na arquitetura big.LITTLE da ARM que consiste em oito núcleos que são divididos em quatro Cortex-A7 e outros quatro Cortex-A15, o A-7 é usado para tarefas mais simples e o Cortex-A15 é usado para tarefas pesadas como jogos, o porem é que nunca os oitos núcleos funcionam ao mesmo tempo, ou seja, são usados só quatro núcleos ao mesmo tempo no máximo.
MediaTek 8 núcleos
Logo depois desse fato a MediaTek anunciou que estava trabalhando em um processador de oito núcleos real, ou seja, que os oitos núcleos funcionam ao mesmo tempo quando necessário e que além de possui tantos núcleos seria um processador de baixo custo para as fabricantes.
Depois por algum motivo a Qualcomm se irritou com o fato das fabricantes estarem trabalhando em processadores de oito núcleos enquanto os de quatro núcleos não são bem aproveitados no mercado e por isso fez uma pesquisa que mostrava que na China os 10 aplicativos e jogos mais baixados só usavam cerca de dois núcleos e que não adiantava ter oito núcleos fracos se os quatros núcleos juntos eram mais forte, e que com núcleos mais potentes os aplicativos teriam maior desempenho.

Mas isso não decepcionou a MediaTek que continuou a fabricação do seu processador MT6592 que é o primeiro processador a usar realmente os oitos núcleos ao mesmo tempo e que vai está disponível no novo UMI X2S.
O UMI X2S além do processador MT6592 de oito núcleos com velocidade de 1.5GHz ainda terá tela de 5 polegadas com qualidade full HD, memória interna de 32GB, memória RAM de 2GB, câmera de 13MP com lente da Sony, NFC e 4G LTE.
O preço do UMI X2S será algo em torno de U$245 dólares até U$327 dólares e tudo indica que será lançado somente no mercado chinês, mas ainda não existe data para o lançamento.