18/07/13

Vazou: Confira as novidades da nova versão do Android Jelly Bean 4.3.

Descubra o que há de novo no Android 4.3 vazado

Imagens vazadas na rede nos dão uma ideia das mudanças e novidades que possivelmente trará a nova versão do sistema operacional da Google. Faz apenas alguns dias que foi vista uma ROM do Android 4.3 vazada das mãos dos desenvolvedores da Sammobile para o Samsung S4 Google Edition, que é o mesmo dispositivo da mesma versão 4G.

Por tratar-se de imagens vazadas é preciso lembrar que, talvez, a versão do sistema operacional não seja a definitiva, e deve apresentar muito mais coisas do que visto até agora. Seja como for, vejamos alguns detalhes observados – uns que vão nos surpreender e outros nem tanto, já que eram esperados.

O que não está visível


Esta nova versão, que é uma espécie de 4.2 Jelly Bean melhorado, tem muitas mudanças em nível interno, que não veremos obviamente, mas desfrutaremos do mesmo jeito. São correções com relação à versão anterior, principalmente em nível de segurança, com novidades interessantes tanto para o usuário como para desenvolvedores. Eis algumas delas:
 
Bluetooth: apresenta mudanças significativas, à primeira vista, no uso e consumo do Bluetooth. Também está permitido o Tethering com Bluetooth, algo que, ao menos, com o Galaxy S4 não estava disponível na versão 4.2.2.

WiFi:
 As novas características avançadas da configuração do Wi-Fi agora permitirão ao serviço de localização do Google buscar novas redes WiFi sempre que não estiver sendo usada para navegar, e mesmo sem estarem ativadas. Essa é uma forma de localizar redes próximas sem consumir a bateria. A opção pode ser desativada.

Opções para desenvolvedores:
 Opções interessantes para todos aqueles que se dedicam ao desenvolvimento. Será permitido ter mais rendimento do terminal em determinadas situações. Para isso, são disponibilizadas novas funções para o monitoramento, nova opção chamada “experimental Webview” e a opção de cancelar o uso do USB Debugging, o que permitirá eliminar diretamente pelo telefone a chave RSA gerada, sem depender do PC como é feito até agora.

O que podemos ver

Não há grandes mudanças em nível gráfico ou de interface nesta atualização. Quase todas as mudanças virão na parte interna do sistema. Mas podemos ver diferenças na tipografia, na fonte Roboto, fonte padrão do sistema, que foi melhorada com uma ligeira suavizada nos contornos. A interface da câmera também foi atualizada. Não há nenhuma outra novidade com relação ao relógio, interface, configuração, contatos e outros.

Lembramos que essas são observações vistas a partir das imagens vazadas, o que significa que outras mudanças devem aparecer quando for lançada a nova versão final.