31/07/13

Samsung: Formas possíveis de atualizar seu S4 e outros.

O Samsung Galaxy S4 é o dispositivo top de linha da fabricante coreana que foi anunciado oficialmente em Nova York, em 14 de março de 2013. O Galaxy S4 está sendo visto como o mais poderoso e melhor smartphone de 2013.
Se você já tem o Galaxy S4 e gostaria de aproveitar a última atualização do software para o seu telefone, você pode fazê-lo de várias maneiras. Ao manter o firmware do seu telefone atualizado, você pode desfrutar de muitas vantagens, pois cada nova versão de firmware apresenta correção para os bugs encontrados na versão anterior e novas funcionalidades também.
Atualizações de Firmware Galaxy S4
Como eu mencionei acima, você pode atualizar o Galaxy S4 de mais de uma maneira. O método preferido e mais seguro entre os usuários para obter a atualização mais recente do seu Android é via OTA.
Se você tem uma boa conexão de dados ou WiFi, pode atualizar Galaxy s4 via OTA (Over-the-Air), que é uma boa maneira de aproveitar o novo software. Aqui estão duas maneiras que você pode receber uma atualização de firmware via OTA. Ambas as formas exigem uma conexão com a internet, de preferência bem rápida.
Atualização de Firmware – Via Kies
O KIES é o programa oficial da Samsung, e por ele você pode atualizar o seu aparelho. Baixe e instale o programa Samsung Kies no seu computador, depois é só conectar o dispositivo usando o cabo USB. O Kies mostrará automaticamente a atual versão do firmware no seu dispositivo e o notifica se uma nova atualização está disponível.
Baixe o programa Kies da Samsung AQUI
Atualização de Firmware – Via OTA
Você também pode atualizar o Galaxy S4 sem o auxílio de um computador. Para receber as últimas notificações de atualização de software no seu telefone, certifique-se que você esteja logado em sua conta Samsung.
Para verificar a disponibilidade da mais recente firmware para o seu dispositivo, basta seguir esse caminho em seu telefone. Configurações > Sobre o dispositivo > Atualização de Software. Se uma atualização estiver disponível, basta seguir as instruções na tela e você vai ter a última atualização para o seu Galaxy S4.
Atualização Manual de Firmware
Particularmente eu não gosto de atualizar meu aparelho das duas maneiras postadas acima, primeiro porque eu não tenho paciência de esperar com calma e impotente para a atualização mais recente chegar ao meu aparelho. Eu prefiro pegar o primeiro firmware que tenha disponível para o meu modelo de aparelho e instalá-lo manualmente.
Como as atualizações OTA são disponibilizadas em fases, você pode ter que esperar para que ela chegue em seu país ou região. A parte triste da história é que às vezes a espera nunca chega ao fim e você pode ser obrigado a permanecer com o software mais antigo em seu dispositivo quando ele já está disponível para outros países. Isso pode ser uma boa razão para você instalar a atualização manualmente.
Atualização de Firmware – Via Odin
Este é o método mais popular e conhecido entre os usuários para a instalação de pacote de firmware completo em seus dispositivos Galaxy. A firmware para dispositivos Galaxy vem com extensão tar.md5. Normalmente a firmware que você baixa é um arquivo zip, onde você terá que extrair e descompactá-lo para encontrar o arquivo com a extensão tar.md5.
Para usar o que chamo de tradicional programa Odin, é necessário ter os drivers da Samsung instalados em seu PC. Para isso é preciso instalar o programa KIES, informado anteriormente. E claro baixar o programa Odin.
O Galaxy S4 é um telefone caro e o seu proprietário certamente não vai querer colocar o dispositivo em perigo. Lembre-se que o sucesso de atualização de firmware e um fracasso existe em qualquer processo, porém se você for cuidadoso e seguir as regras, não há chances de ter qualquer dano ao seu telefone.
Carregue o seu telefone para pelo menos 75% de carga. Mas o mais recomendo e carga completa. Claro, não se esqueça de fazer backup de todos os dados importantes, como contatos, mensagens, aplicativos, etc armazenados no seu Galaxy S4. Tendo feito as etapas preparatórias acima, siga os passos a seguir.
Mas antes de seguir em frente precisamos baixar firmware a ser instalada em nosso aparelho. Nesse artigo vou apontar a primeira versão disponível para os modelos existentes no Brasil. Então não instale em modelos diferentes dos citados abaixo. Para saber o seu modelo siga em: Configurações > Sobre o Dispositivo > Número do modelo.
  • Samsung Galaxy S4 – Modelo International – GT-I9500 – (Exynos Octa) – Download
  • Samsung Galaxy S4 – Modelo International – GT-I9505 – (Snapdragon Quad) – Download
Essas versões vem sem customização de operadoras, e pode ser instalada independente de qual operadora foi comprado o aparelho.
Limpando o aparelho
Vamos primeiro limpar e apagar tudo no seu aparelho, por isso faça o Backup dos arquivos antes de continuar. Como já foi dito, essa limpeza serve para que o aparelho receba a nova versão sem problemas. Para isso faça o seguinte:
  • Desligue o seu Galaxy S4 e depois ligue com a seguinte sequência
  • Botão de aumentar volume + Botão Home + Botão ligar
  • Escolha a opção “wipe data/factore reset”
  • Repita o processo com a opção “wipe cache partition”.
  • Agora clique em “reboot system now”
Processo de instalação
Chegamos ao ponto principal da atualização manual. Agora com tudo pronto é só seguir os passos abaixo para ter sucesso na sua atualização. O processo é simples, porém você é o único responsável por qualquer dano causado por você em seu aparelho.
  • Descompacte a ROM – Você vai usar o arquivo com o formato que foi extraído
  • Abra como administrador o Odin e no botão PDA selecione a firmware (tar.md5)
  • Desligue o aparelho, e coloque ele no Modo Download
  • Ligue o aparelho segurando os botões volume para baixo + Home + Power
  • Aperte o botão de volume para cima para entrar no Modo Download
  • Conecte o aparelho ao PC, o Odin vai informar uma porta ID:COM.
  • Confirme se as opções “Auto reboot” e “F. Reset Time” estão marcadas
  • Clique em START e espere todo o processo terminar.
Quando tudo acabar, você obterá um “PASS!” como mensagem final no programa Odin, seguido da reinicialização do telefone informando do sucesso de sua atualização. Essa atualização pode levar cerca 5 a 6 minutos no máximo.
Seu Galaxy S4 agora tem o firmware mais recente instalado. Você pode confirmar isso indo a Configurações > Sobre.

Fonte: Smartzone