05/05/13

Vale apena comprar um Galaxy S4 ? S3 vs S4


Mais um artigo de análise bem conhecido no nosso site referente a dispositivos Apple, mas que os Galaxy S já começam a justificar. Será que vale a pena comprar o Galaxy S 4?
Até agora este tipo de artigos tinha sido feito para verificar se o iPhone ou o iPad mais recente valia a pena o investimento, mas com a expansão da linha Galaxy e, em especial, do topo de gama da Samsung, também este dispositivo começa a justificar esta comparação.
O objetivo desta análise é verificar, para quem tem o Galaxy S3, se vale a pena comprar oGalaxy S 4. Também irei tentar perceber se valerá a pena substituir smartphones do nível do Galaxy S III, como o HTC One X ou o LG Maximo 4X HD. No entanto, esta análise vai-se focar, principalmente  na comparação de especificações e ofertas entre o Galaxy S 3 e o Galaxy S 4. Será que vale a pena comprar o Galaxy S 4?

Design

Galaxy-s-3-Galaxy-s-4É verdade que a Samsung tem inovado no que toca ao design do seu dispositivos topo de gama. Desde o primeiro Galaxy, o Galaxy S, até ao Galaxy S 3, as alterações no design têm sido sempre bastantes e para melhor. No entanto, é neste Samsung Galaxy S 4 que começamos a ver o primeiro ponto negativo por parte da Samsung.
Uma das grandes críticas à Apple tem sido a pouca inovação em relação ao design dos seus dispositivos móveis, que começou no iPhone 4, há já 4 anos, e desde essa altura que pouco ou nada tem inovado nos seus dispositivos móveis. Agora, a Samsung parece querer fazer igual, com um design, praticamente, igual.
É verdade que a Samsung fez algumas alterações, o Galaxy S 4 está mais fino, 3g mais leve e mantém o mesmo tamanho, aumentando o ecrã e diminuindo as bordas, no entanto o design em si é o mesmo. O mesmo corpo de plástico, o mesmo tamanho, até com os botões de volume e ligar/desligar no mesmo sítio. Em termos de design, há uma diferença nas cores disponíveis, enquanto o Galaxy S 3 estava disponível em branco e azul, o Galaxy S 4 estará disponível em branco e preto.

Hardware



É no hardware que vemos bastantes alterações, para melhor. Logo no tamanho do ecrã verifica-se um aumento, dos 4,8 polegadas para as 5 polegadas, aumentando, também, a resolução do ecrã e a densidade por pixel, para Full HD a 1,920 x 1,080p e 441ppi, enquanto o seu antecessor tinha 1280×720p e 326ppi.
O RAM chega aos 2GB, tal como tem acontecido com os concorrentes mais diretos, aumentando 1GB de RAM em relação ao S3, enquanto o processador foi uma das maiores alterações. Deixou o quad-core Exynos 5 para um Octa-core Exynos 5. Mas haverá uma versão do S 4 com um processador diferente dependendo das regiões, já confirmado para os EUA, Canadá e a Suécia, com o Qualcomm 600 e GPU Adreno 320. Em relação ao Exynos 5 ainda não há qualquer teste de desempenho, logo não podemos saber fazer um comparativo real entre os dois dispositivos, mas a versão com Qualcomm 600 já teve um teste de desempenho, que foi comparada com vários dispositivos, incluindo o Galaxy S 3.
Segundo o GSMArena,Galaxy S4 conseguiu 822ms no SunSpider(número menor é melhor), enquanto o HTC One tem 1124ms, o Xperia Z tem 1336ms e o Galaxy S 3 tem 1460ms, o que significa, em relação ao antecessor, um melhoramento em dobro. No teste de desempenho do AnTuTu, o Galaxy S IV conseguiu 21.089, inferior ao HTC One (estranho) que conseguiu 22.678, mas superior ao Xperia Z que obteve 20.794. O Galaxy S III teve 11.970, o que significa quase o dobro do processamento.
Clique na imagem para ampliar.
Em relação ao Geekbench 2, os criadores da aplicação, a PrimateLabs, efetuou um teste de desempenho a este dispositivo e conseguiu o melhor resultado encontrado um smartphone, até hoje, bem superior ao Galaxy S III, quase o dobro mais uma vez.
Olhando para estes resultados, verificamos que o Samsung Galaxy S IV, com o processador Qualcomm 600, facilmente bate o seu antecessor e a maioria da concorrência.
De destacar, também, a câmara de 13MP do Galaxy S 4, melhor que os 8MP do Galaxy S III, e a bateria, que o Galaxy S 3 tem de 2100mAh, enquanto o Galaxy S 4 é de 2600mAh.

Software


As novidades de software do Galaxy S 4 é o grande destaque deste novo dispositivo da Samsung. Começando pela versão do Android, enquanto o Galaxy S III ainda está Android 4.1 Jelly Bean, o Galaxy S IV chegará ao mercado já com o Android 4.2.2, a última versão do Android, até agora só disponível nos dispositivos Nexus. Mas as novidades não ficam por aqui.
As principais novidades de software são o “Sound & Shot“, “Dual Camera”, “Dual Video Call“,“Drama Shot”, “Smart Pause”, “Smart Scroll“, Air Gesture”, Air View”, “Group Play”, “Story Album”, “Eraser”, “S Voice Drive”, “S Translate“,S Health”, “Watch On” e “Knox“.
Mas os detentores do Galaxy S 3 têm razões para ficarem contentes, apesar de ainda não terem estas novas funcionalidades. Contentes, pois o vice-presidente da Samsung, Nick DiCarlo, já indicou que as funcionalidades do GS 4 chegarão ao Galaxy S 3, desde que não estejam dependentes de hardware, o que são excelentes notícias.

Conclusão: Vale a pena comprar o Galaxy S4?

Se no iPhone, que tem o mesmo sistema operativo sem concorrência, é difícil responder a esta pergunta, num dispositivo que tem uma concorrência forte de várias fabricantes que usam o mesmo sistema operativo é ainda mais difícil. Para ter uma ideia de qual é o melhor smartphone entre os topos de gama com Android, pode ler o artigo de comparação entre specs, pois até termos analisado todos os dispositivos, é difícil dar uma opinião baseada, só, em especificações.
Mas se tem um Galaxy S III e está em dúvida se deve, ou não, fazer o upgrade para o Galaxy S 4, a minha opinião é que não é necessário. Não acha que um quad-core é suficiente por mais um ano? Conheço muitas pessoas com o Galaxy S II, com um dual-core, que não têm qualquer problema em correr jogos, aplicações ou vídeos, muito menos o Galaxy S III. Então se a Samsung vai atualizar o Galaxy S 3 para o Android 4.2 e, ainda, adicionar algumas das funcionalidades do Galaxy S 4, então não acho que valha a pena gastar uma valor superior a 600€ para ter um smartphone “um pouco melhor”. Mesmo que goste do ecrã maior e da resolução, tenho as minhas dúvidas se vale a pena comprar o Galaxy S 4.
Galaxy S 4 (24)Mas, se tiver um dispositivo inferior ao Galaxy S III, já dá que pensar. É que apesar de o Galaxy S II ainda correr a maioria das aplicações, já se começa a notar que um melhor processamento dava jeito para um ou outro jogo, que certamente se vai notar mais com o passar do tempo e com a generalização dos processadores quad-core, cada vez mais utilizados em dispositivos de gama média/alta.
Portanto, na minha opinião é se ainda tem um Galaxy S 3, não vale a pena voltar a gastar tanto dinheiro para comprar um dispositivo com um hardware melhor, mas que dentro de pouco tempo não terá grandes diferenças no software. No entanto, se tiver um Galaxy S II ou inferior, já estará na altura da mudança, pois a diferença entre o hardware de um e de outro é abismal e já começa a justificar a mudança