10/04/13

Sony Xperia Go: Android até debaixo d’água

Resistente à água e poeira, aparelho traz recursos interessantes e bom desempenho, apesar do hardware modesto.

O Xperia Go, da Sony, é um smartphone modesto: ele não tem muitos megabytes, megahertz nem uma tela grande o suficiente para desafiar um tablet, mas em compensação traz um recurso que poucos outros aparelhos tem: a resistência à água e poeira, o que pode ser um atrativo para os desastrados, praticantes de esportes ou quem trabalha em ambientes inóspitos (como a construção civil, por exemplo).
Segundo a Sony ele está de acordo com a norma internacional IP67 e pode ficar submerso por até 30 minutos a até um metro de profundidade e sair ileso. Mas atenção: para isso é necessário que todos os conectores, como o de fone de ouvido e do cabo USB, estejam bem fechados. O próprio smartphone se encarrega de lembrá-lo disso a cada vez que você, por exemplo, despluga um fone de ouvido.
Fizemos nossos próprios testes, um tanto extremos, usando farinha de trigo como “poeira” e uma bacia com água para imersão, com resultados documentados no YouTube. Mesmo depois de empanado na farinha e lavado numa bacia e em água corrente, o Xperia Go continuou funcionando sem problemas até o final de nossos testes. 
A idéia por trás da proteção é tornar o aparelho mais resistente aos acidentes do dia-a-dia, afinal de contas líquidos são a principal “causa mortis” de celulares. Se você for jogado numa piscina com o aparelho no bolso, tomar uma chuva ou derramar cerveja sobre o smartphone, ele vai sobreviver. 

Hardware e Software
O Xperia Go tem uma pequena tela de 3.5” tem baixa resolução, apenas 320 x 480 pixels, mas boa qualidade de imagem. Não é a mais adequada para quem gosta de ler no smartphone, por exemplo, mas se sai bem no dia-a-dia. A memória interna é de 8 GB (4 GB disponíveis ao usuário), expansível com cartões microSD. A câmera traseira tem sensor de 5 MP e flash, mas não há uma câmera frontal para videochamadas. Também há um rádio FM.
O aparelho é revestido em um material que tem um toque emborrachado, bastante agradável. O slot para cartões microSD fica debaixo da tampa traseira, na lateral esquerda, protegido por uma tampinha flexível. A bandeja para o SIM Card, de tamanho normal, também fica sob a tampa na lateral esquerda. A Sony inclui na embalagem um adaptador de micro SIM para SIM normal, para que quem tem um cartão “pequeno” possa usá-lo no aparelho. Também há um carregador de parede, cabo USB e fones de ouvido. 
O sistema operacional é o Android 4.0.4, com a tradicional interface encontrada em outros aparelhos da Sony. Entre os aplicativos pré-instalados pela Sony estão o OfficeSuite 7, que permite visualizar documentos do Word, Excel, PowerPoint e PDFs, alguns apps de esporte como o Adidas miCoach, o WalkMate (mede distância caminhada, tempo de percurso e calorias queimadas) e o FigureRunning (que estimula o usuário a percorrer caminhos que tracem desenhos no mapa) e versões de demonstração de jogos como Prince of Persia e Diamond Twister 2.
Câmera
A câmera de 5 MP do Xperia Go tem flash e, em locais bem iluminados, faz fotos boas. Já em locais com pouca iluminação há bastante ruído de cor que prejudica a imagem, especialmente em cenas noturnas sem o flash. Na hora de filmar é possível gravar vídeos em HD.

O conjunto de recursos da câmera é bastante completo, e inclui vários modos de cena (Paisagem, Praia, Retrato, Esportes, Festa), zoom digital, reconhecimento de faces, detecção de sorrisos e até a capacidade de capturar panoramas em 3D usando a tecnologia “Sweep Panorama” da Sony (você precisará de uma TV 3D para apreciar o resultado). 
Desempenho e Bateria
O Xperia Go usa o mesmo processador dual-core (ST-Ericsson NovaThor U8500) de 1 GHz de aparelhos como o Xperia P, Xperia U ou Samsung Galaxy S II Lite, portanto o desempenho é similar: não tivemos problemas no dia-a-dia, seja navegando na web com o Chrome, assistindo vídeo em HD no YouTube ou interagindo com redes sociais, e ele é poderoso o suficiente até para aguentar alguns jogos mais pesados, como Asphalt 7. 
Fiz dois testes para determinar a autonomia de bateria do Xperia Go: o primeiro foi o de reprodução de vídeo, com o aparelho em modo avião e o brilho da tela em 50%. Nele, consegui uma autonomia de cerca de 5 horas.

Já no dia-a-dia, com uso leve numa mistura de navegação 3G (cerca de 2 horas e meia), atualização de e-mails e redes sociais, algumas fotos e poucas chamadas e mensagens de texto, o aparelho chegou ao final do dia (14 horas e 42 minutos fora da tomada) com 27% de carga restante. Ou seja, boa o suficiente para que você não precise se preocupar em levar o carregador na bolsa.
Conclusão
Por R$ 999 o Xperia Go é uma boa opção para quem procura um smartphone resistente à água. Mas se você não faz questão deste recurso, pode encontrar nas lojas aparelhos melhores, como o Xperia P da própria Sony, pelo mesmo preço.
Fonte: PCWORLD