18/04/13

Foxconn vai pagar à Microsoft por cada aparelho Android que fizer

A Microsoft chegou a acordo com a Foxconn, a maior fabricante de aparelhos tecnológicos de consumo, para receber uma licença por cada aparelho Android que a asiática fizer. A Foxconn é responsável pela montagem de 40% de todos os gadgets consumidos no mundo.
É a mesma estratégia de licenciamento seguida pela casa mãe do Windows com outras fabricantes Android, tais como Samsung, LG e HTC. A marca norte-americana detém patentes que são usadas pelo sistema operativo da Google e, como tal, recebe uma compensação por cada aparelho vendido. As empresas que não pagam estão a infringir as patentes da Microsoft.
Os temos concretos do negócio com a chinesa Hon Hai, que detém a Foxconn, não foram revelados oficialmente. A Microsoft já tinha assinado um acordo semelhante com a Pegatron e outras empresas do género.
A Microsoft encaixa mais dinheiro com o Android que com o seu próprio sistema operativo, Windows Phone, que está dentro dos smartphones Nokia. No ano passado, eram já 15 as fabricantes que acordaram com a empresa o licenciamento ligado ao Android.
Fonte: Controlinveste