24/04/13

Com 3G e Android, Galaxy Camera traz recursos de smartphone para câmera


Câmera da Samsung tem tela de 4,8 polegadas e zoom óptico de 21x

Com a popularização dos smartphones, cada vez mais pessoas deixaram de usar câmeras compactas em eventos cotidianos. Embora sejam limitadas no quesito exclusivamente fotográfico, as câmeras dos smartphones têm vantagens como a fácil publicação das fotos na web e a conexão permanente à internet, por meio de 3G, além do suporte a aplicativos.
Com a Galaxy Camera, a Samsung trouxe para o mundo das câmeras todos os recursos bacanas dos smartphones. A Galaxy Camera roda o sistema Android 4.1 e tem tela sensível ao toque, ou seja, pode rodar qualquer aplicativo do Android, incluindo aqueles mais úteis para fotos. Além disso, a câmera tem conexões Wi-Fi e 3G, que permitem compartilhar a foto de qualquer lugar. Outras empresas, como Nikon e Polaroid, também têm câmeras com Android, mas a Samsung foi a primeira a trazer seu modelo para o Brasil. Veja a análise.

A favor:
• Ótimo conjunto óptico; 
• Possui Wi-Fi, 3G e aplicativos; 
• Design bonito e bem acabado; 
• Enorme tela de toque.
Contra:
• Preço elevado; 
• Grande e pesada em relação a câmeras compactas; 
• Bateria dura pouco; 
• Quando aberta, a lente não permite que a câmera fique de pé.
Design
A Galaxy Câmera é um modelo compacto, mas não é tão pequena quanto modelo similares. O exterior tem acabamento profissional e de boa qualidade. Para seu tamanho a câmera até que é leve. A câmera tem 13 x 7 centímetros (largura x altura), e quase 2 cm de espessura.
O modelo que recebemos é um bonito branco, mas ela também existe em um sóbrio preto. O branco suja mais e chama mais atenção, além de parecer maior, mas se destaca entre outros modelos. Nas bordas, um detalhe azul escuro em plástico brilhante dá um charme. Para fotos ela é bem ergonômica, mas, como gadget eletrônico, deixa um pouco a desejar.
Na parte superior ficam o flash embutido, botão de energia, microfone, botão de disparo e zoom. No lado esquerdo temos o botão que ativa o flash. No direito temos uma conexão microUSB protegida por uma tampa de plástico, entrada para fones de ouvido 3,5 mm e o local para a cordinha de segurança.
Abaixo fica a rosca padrão para tripés e uma tampa por onde acessamos bateria, cartão de memória e conexão microHDMI. Esta última também pode ser acessada por uma pequena tampa na tampa maior. A traseira é dominada pela tela, toda de vidro.
Fora a tela, o resto do corpo da câmera é de plástico. Alguns detalhes em metal se encontram na lente, que divide a frente da câmera junto com uma luz de apoio. Uma grande lente que, mesmo fechada, tem a mesma espessura que o resto da câmera.
Tela
Já pensou em uma câmera com uma tela de toque enorme, algo com aproximadamente cinco polegadas? Essa tem, uma gigante tela que ocupa toda a traseira. São 4,8 polegadas que dão ao usuário uma ótima prévia do que será gravado em imagem.
A tela tem tecnologia HD Super Clear Touch, 16 milhões de cores e resolução de 1280 x 720 pixels (HD). Para tirar e ver fotos, é uma maravilha. Uma grande tela que mostra detalhes com precisão e que tem bastante espaço para guardar todos os comandos acessíveis.
Hardware e processamento
O processador é potente para aguentar tantas funções. Temos aqui um quad core Cortex A9 com 1.4GHz, acompanhado de chipset Exynos 4412 Quad e GPU Mali-400. Para suportar tudo isso, 1GB de RAM. Em nossos testes utilizando o aplicativo de benchmark AnTuTu, ele fez 10.194 pontos. Na câmera, tudo saiu nos conformes: ela é rápida no gatilho e tira fotos na hora.
No uso normal, uma mínima lentidão pôde ser observada no caso da multitarefa. Como o modo de câmera fica sempre em stand by, acaba ocupando uma parte do processamento, prejudicando um pouco outros aplicativos. Mas nada que incomode muito.
Entre as conexões, ela é uma das câmeras mais versáteis do mercado. Conta com Wi-Fi 802.11 a/b/g/n dual band, Bluetooth 4.0, GPS com A-GPS e GLONASS, hotspot Wi-Fi e até 3G. As conexões DLNA e AllShare facilitam ainda mais compartilhamento com dispositivos próximos, como TVs.
A Galaxy Camera possui tecnologia USB On The Go, ou seja, permite a conexão de dispositivos com fio, como mouses e teclados. Uma mão na roda para quem desejar fazer pequenas edições em vídeos e fotos. Com o Wi-Fi Direct, ela permite a troca de dados mesmo sem um hotspot Wi-Fi presente. Até oito aparelhos podem realizar essa conexão ao mesmo tempo.
A câmera funciona com um chip de operadora no padrão microSIM (é desbloqueado para qualquer operadora) e possui a função Smart network, que ativa a conexão sem fio apenas quando a tela está ligada, economizando um pouco a bateria que se esvai rapidamente. Nos sensores, conta com giroscópio e acelerômetro.
Sistema operacional e usabilidade
Pronto, se já tínhamos aplicativos e sistema operacional até em televisores, agora temos também em câmeras. A boa notícia é que é o Android, bem conhecido de muitas pessoas. A versão embarcada aqui é a 4.1.2, Jelly Bean. Não é a mais moderna, mas está quase lá.
A Samsung encheu a câmera de recursos muito bacanas, que deixam o ato de fotografar mais divertido e criativo. São recursos que profissionais não apreciariam em uma câmera mais parruda, mas que para o usuário comum representam um grande diferencial.
Um deles é o Voice Control. Como o próprio nome já diz, é o controle da câmera por meio da voz. E funciona corretamente, mesmo com inglês macarrônico. O recurso pode ser usado para ativar funções como gravação de vídeos, acionamento do timer e usado também para controlar o zoom, entre outras tarefas.
e você instalar o aplicativo Remote Viewfinder em um smartphone compatível, é possível ver o enquadramento da foto no smartphone e comandar a câmera a distância para que fotografe. Para compartilhar as fotos com os amigos antes que eles peçam tudo por e-mail, há o recurso Share Shot. Ele envia as fotos assim que são capturadas a até cinco pessoas, via Wi-Fi Direct.
A opção Buddy photo share envia a foto ao e-mail dos amigos cujos rostos forem reconhecidos na foto. Também é possível enviar por meio de Bluetooth, DLNA e direto para a web através de Instagram, Facebook, ChatON e tantos outros.
Com as as funções Best face e Best photo, fica muito mais difícil errar uma foto. Com o Best face, cinco fotos são tiradas e você pode escolher aquelas em que o seu amigo não está piscando e isso vale para todos na foto! Depois, a câmera junta os rostos escolhidos em uma só imagem.
O Best photo tira oito fotos consecutivas e você pode escolher as que ficaram melhores. Bom para crianças, cachorros e fotos com muitas pessoas. Para ajudar mais quando o objeto a ser clicado não para de se mover, há o Action Freeze.
Nos testes, esse recurso foi realmente eficaz. A câmera pegou bem até mesmo cães que não param de abanar o rabo ou pulam muito rápido. No modo Continuous shot, enquanto você mantiver o dedo pressionando o disparador, a câmera fará quatro fotos por segundo.
Outros modos inteligentes ajudam em situações específicas. Em Waterfall você consegue aquele efeito de véu ao fotografar uma cachoeira; Light trace ajuda a fazer fotos do trânsito como se fosse uma linha, ou então a formar palavras e desenhos com luzes ou LEDs. Muito legal.
Os outros são mais comuns, como Paisagem, Silhueta, Pôr do sol, Noite, Fogos de Artifício, Beleza, Amanhecer, Neve, Macro, Comida, Festas/Interiores e Panorama. No modo automático, ela escolhe os melhores ajustes para você.
Caso queira enviar algo mais trabalhado, mas sem chegar ao computador, a Galaxy Câmera conta com editor de vídeos e também de imagens. Na home, o ícone da câmera fica sempre presente no canto inferior esquerdo, assim é possível passar para uma foto quase que instantaneamente.
O modo Blocking permite desligar qualquer tipo de notificação na câmera, não atrapalhando em nada a hora do clique ou do vídeo. E, como vem com a interface TouchWiz, da Samsung, a Galaxy Camera permite até mudança do tipo da letra. Para aumentar a segurança, é possível colocar senhas na câmera e no cartão de memória. Além disso, há recursos para travar o aparelho a distância e encontrá-lo por meio de conexões sem fio.
A Galaxy Camera também pode guardar, automaticamente, uma cópia de segurança de cada foto tirada pelo usuário. Essas cópias podem ser guardadas nos serviços Dropbox ou S Cloud, da Samsung. Assim, se você perder a câmera ou danificar o cartão, não tem problema. Todas as fotos estarão guardadas na internet.
Um ponto negativo. Quem gosta de tirar aquelas fotos da turma com a câmera apoiada na mesa vai ficar chateado: a lente aberta desequilibra a câmera, que pende para frente e não permite o enquadramento correto da foto. Só mesmo tirando na mão ou com a ajuda de um tripé.
Seu uso geral, como computador de mão, é aceitável. Conferir emails, navegar na internet, checar o Facebook, tudo fica razoavelmente confortável, uma vez que o acelerômetro permite que o sistema seja usado tanto na horizontal como na vertical. Mas não é 100% ergonômico, com uma mega lente na traseira.
Aplicativos
A câmera já vem com alguns aplicativos, coisas básicas encontradas no Android e alguns extras da Samsung. São 47 apps, um exagero, pois nem todos são úteis a todos os usuários, e poderiam ser baixados ao gosto de quem compra.
Nem todos são exatamente aplicativos, mas trazem alguma função do sistema, como Configurações, Configurações de serviços Google, Google, Downloads, Mensagens, Pesquisa por voz, Contatos, Roteador, Relógio e Meus Arquivos (gerenciador de arquivos).

Stella Dauer
Galaxy Camera roda até jogos

O pacote básico está presente em peso: Chat em grupo, Chrome, Gmail, Google+, Gtalk, Local, Mapas, Navegador GPS, Notícias e Clima, Play Store e YouTube. Há também as lojas de conteúdo, Play Filmes e Play Livros e mais alguns comuns como Calculadora, Câmera, E-mail, Ajuda, Internet e Galeria.
Da Samsung, temos Game Hub (loja de jogos), Samsung Apps (loja de apps), S Planner, S Memo, S Suggest, S Voice (assistente por voz, concorrente da Siri da Apple), Paper artist (enfeita fotos), Music Player, Group Cast, ChatON e Clima.
Já no grupo dos apps de terceiros temos coisas úteis como Dropbox, Facebook, AllShare Play e Instagram, ótimos para quem for usar bastante a câmera, e quer compartilhar com os amigos. Para dar uma melhorada no conteúdo, a câmera tem também os apps Editor de vídeo e Assistente de foto, além de Manual do usuário, Vídeo Player
O Google Now, assistente inteligente do Android, também está presente e funciona bem. Mesmo tendo conexão 3G, não há função de telefone na câmera, mas isso pode ser resolvido com algum app específico, como Skype ou Fring. Além disso, você tem à disposição mais de 700 mil aplicativos na loja da Google.
Câmera
Finalmente chegamos na câmera, difícil imaginar que chegaríamos nessa parte da análise um dia, com tantos outros recursos. Para fazer jus ao seu nome, essa câmera conta com uma senhora lente com distância focal de 4.1 a 86.1 mm, sensor CMOS de 1/2.3" e 16 megapixels.
A lente é Wide (tira fotos maiores e mais largas), mede 23 mm, e conta com a ajuda de um zoom óptico de respeitáveis 21x. Há estabilização óptica de imagem e o flash auxiliar é de xenônio. O ISO vai de 100 a 3200 (algumas câmeras nem tão profissionais já oferecem 6400), além do automático.
A abertura do diafragma vai de 2.8 a 5.9, e a velocidade do obturador vai de 1/8 a 2000 segundos no automático, e de 16 a 2000 segundos no manual. Sim, para os que não se contentam com os ajustes automáticos, ela também conta com modos Manual, Program, Aperture Priority e Shutter Priority.
A interface desses modos manuais é extremamente bonita e funcional, imitando anéis de uma câmera profissional. E para os que querem aprender, a câmera fala a respeito de cada configuração para que você vá treinando e ajustando sozinho.

Stella Dauer
Galaxy Camera tem ótimo zoom óptico de 21x

Além do autofoco contínuo e por toque, ela tem autofoco centralizado, multi e com detecção de faces. O sistema de medição é similar: multipontos, centralizado e detecção de faces. O macro funciona a partir de 10 centímetros e você também controla o flash e o timer.
Os efeitos disponíveis na hora da foto são: Normal, Vintage, Black & White, Outono, Brown, Nostalgia, Negativo, Desbotamento da cor, da Luz do sol, Retro, Old Photo, Sketch, Comic Pastel, gótico Noir e impressionista. Bem variado, e dá para exercitar a criatividade.
Com esse conjunto, as fotos ficaram boas. Um profissional, que usa uma DSLR, teria críticas, mas para o usuário amador ou que simplesmente quer os melhores cliques, é ideal. As fotos têm boa acuidade, cores bem resolvidas mas ligeiramente lavadas em situações de muita luz.
Entretanto, mesmo sendo uma lente bem luminosa, não faz milagres com pouca luz. Não é preciso nem estar escuro demais para que ela produza imagens totalmente pretas. Em iluminação média interna ela produz granulados, mas a acuidade e cores se mantêm. A estabilização óptica é outra que não faz milagres e te deixa na mão nessas condições.
O vídeo é feito em Full HD 1080p, formato MP4, a 30fps, mas também há modos menos definidos. É possível filmar em HD a 30fps ou 60fps, 320 x 240 a 30fps. O modo WVGA 768 x 512 a 120 fps é totalmente interessante. Isso significa que ela grava em câmera lenta, e isso pode render horas e horas de diversão.
A gravação de vídeo é decente, e teve boas filmagens. Em alguns modos, o foco é automático durante a filmagem mas em 120 fps não é. O som é bom e alto, mas infelizmente não é estéreo. O zoom é silencioso e não interfere no vídeo. Também é possível filmar com efeitos.
Música e mídia
Quem pensaria que poderíamos ouvir música e ver vídeos em nossas câmeras? Não aquelas fotos e vídeos que capturamos, mas filmes, seriados, músicas, consumir mídia, mesmo. Aqui, isso é possível.
A tela enorme de 4,8 polegadas, brilhante e colorida, já dá a dica que assistir filmes aqui é uma boa. E é realmente perfeita para isso. O único senão é que a câmera é um pouco pesada e isso prejudica quando se quer ver vídeos mais longos. Mas, como a câmera tem conexão microHDMI, é possível conectá-la a uma TV HD e assistir a suas produções independentes e fotos da viagem em grande estilo.
Já no som, nada de mais. Há conexão para fones de ouvido convencionais, mas não há nenhum na caixa. É bem esquisito usar uma câmera como tocador de música, mas a função de áudio é útil quando precisamos conferir se o som de um vídeo capturado pela câmera ficou bom.
O som é muito, muito alto (é controlado pelo botão de zoom da câmera), mas fica um pouco distorcido por ter a saída apenas no lado esquerdo da tela. E uma saída bem pequena. Com fones, fica uma beleza.
Bateria e armazenamento
Por causa da enorme tela e de todos os componentes adicionais de uma câmera decente, a bateria não é lá aquelas coisas. Deixando-a em stand by (coisa que normalmente não fazemos em câmeras) ela chegou a 10 horas.
Em uso intenso, chegou a 380 fotos, a duração um pouco menor do que de uma câmera convencional. Para uso das funções de smartphone, com as conexões ligadas e com reprodução de vídeos, jogos, etc., ela não alcançou 5 horas. Para gravação de vídeo, a câmera aguenta 3 horas.
O espaço interno, levando em conta o preço do aparelho, deixa um pouco a desejar. São 4 GB de memória. Se ela apenas tirasse fotos, o espaço seria muito bom, mas como também temos aqui apps, jogos e outros, seria melhor, pelo menos, 8GB.
Ainda bem que, como em outras câmeras, ela aceita cartão de memória microSD de até 64GB, mas infelizmente não há nenhum na caixa do produto. Não é possível dizer se é um problema isolado ou comum, mas o cartão microSD que testamos acabou corrompendo na câmera e deu um bom trabalho recuperar as imagens.
O que vem na caixa
A caixa é bem sucinta e não tem frescuras. Além do aparelho temos bateria, cordinha de segurança, manual, cabo USB e carregador de viagem. Tudo branco.
Para quem é
Quem já se cansou das câmeras compactas umas iguais às outras, quem sempre quis um smartphone com uma lente decente, vai apreciar essa câmera. Mas quem procura algo prático, pequeno e mais barato, não vai considerar a Galaxy Camera uma boa opção.
Ficha técnica
Samsung Galaxy Camera EK-GC100
Preço: R$ 2.100 
Configuração: tela de 4,8 polegadas e resolução de 720 x 1280 pixels, sistema Android 4.1 Jelly Bean, processador Quad core 1.4GHz Cortex-A9, 1GB de RAM, 3G, 4GB de armazenamento + entrada para cartão de até 64 GB, câmera de 16.3 megapixels com flash de xenônio, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n dual band, Wi-Fi hotspot, GPS com A-GPS e GLONASS, Bluetooth 4.0. 
Dimensões: 12,9 x 7,1 x 1,9 cm 
Peso: 300g 
Autonomia de bateria: Até 10 dias em stand-by / Até 5h em conversação e internet 
Itens inclusos: câmera, corda de segurança, bateria, manuais, carregador de viagem e cabo USB.

Fonte: IG