27/01/13

O que mudou do Android 4.1 para o Android 4.2 Jelly Bean ?


O Google anunciou o novo Android 4.2 Jelly Bean. Mais rápido e suave, esta nova versão traz novidades importantes, como a câmera que captura fotos panorâmicas em 360 graus e o suporte a multi-usuários. Além disso, a versão traz um novo teclado virtual, semelhante ao Swype, com o qual é possível escrever apenas deslizando os dedos na tela.


Fotos panorâmicas em 360 graus

Através da função Photo Sphere, o usuário pode capturar e visualizar fotos em 360 graus em seu dispositivo. Além disso, é possível compartilhar as imagens panorâmicas com seus amigos e familiares através do Google+, ou ainda adicionar ao Google Maps para que todos possam ver.

Um teclado inteligente, agora com digitação por gestos

Semelhante ao Swype, o novo recurso Gesture Type pode ser usado para que o usuário escreva mensagens simplesmente deslizando o dedo sobre as letras que deseja digitar. Para finalizar a escrita, basta levantar o dedo do teclado sem se preocupar com os espaços em branco, que são adicionados automaticamente após cada palavra. O novo recurso pode antecipar e sugerir a próxima palavra, assim o usuário consegue escrever frases inteiras apenas selecionando as palavras sugeridas.

Além disso, o dicionário está mais relevante e preciso na versão 4.2, e agora os usuários não precisam mais ter uma conexão com a internet para utilizar o recurso de digitação por voz, podendo digitar rapidamente pela fala a qualquer hora.

Suporte a multi-usuários, mas somente para os tablets

Agora é possível compartilhar seu aparelho Android com a família toda. O recurso de multi-usuário, disponível apenas para tablets, suporta uma configuração personalizada para cada usuário do dispositivo. Isso significa que cada pessoa pode ter a sua própria tela inicial, seu plano de fundo, seus widgets, aplicativos e jogos. E para mudar de perfil não é necessário desligar o dispositivo. Bastar alternar entre um usuário e outro, o que pode ser protegido por senha.

Veja a tela de seu celular em uma TV de alta definição

Com o Android 4.2 é possível visualizar a tela de seu celular em uma TV de alta definição. Assim, o usuário pode assistir filmes que estão no celular, os videos do YouTube ou qualquer aplicativo aberto na tela da televisão. Para isso, basta uma conexão Wi-Fi entre o dispositivo e a TV, que deve ser compatível com o recurso.

Área de notificação mais interativa

Agora é possível tomar algumas decisões diretamente da área de notificação. Seja retornar uma ligação perdida, abrir uma mensagem ou remarcar uma reunião. Para isso, basta deslizar a barra de notificação até embaixo, da mesma maneira que na versão anterior do sistema.

Área de trabalho mais útil e agradável

O recurso Daydream torna a sua área de trabalho mais útil e agradável, aproveitando o tempo ocioso do dispositivo para exibir as suas fotos favoritas, notícias da internet e muito mais, tudo de acordo com as configurações de sua preferência.

Widgets mais espertos

No Android 4.2 ficou mais fácil personalizar o smartphone. Quando um widget é colocado na tela, tudo ao seu redor é arrumado automaticamente. Se a área do widget for muito grande, ele é automaticamente redimensionado para se adaptar ao espaço disponível.

Aproxime os dispositivos para trocar fotos, vídeos, etc

Como o recurso Android Beam, é possível compartilhar fotos, vídeos, contatos, páginas web, vídeos do YouTube e aplicativos. Aproxime a parte traseira de dois dispositivos com o recurso NFC habilitado para compartilhar informações entre eles. Após aproximar os dispositivos, basta tocar na tela e as informações serão transferidas ao outro equipamento. Aproxime, toque e transfira.

Mais rápido e suave

A nova versão está mais rápida e suave que a versão anterior. O sistema aumenta o poder de processamento do dispositivo, garantindo respostas mais rápidas aos comandos do usuário. Já quando o uso não demanda mais de tanto poder de processamento, o sistema diminui a velocidade da CPU, garantindo uma maior durabilidade da bateria.

Mais acessibilidade

No Android 4.2, usuários com deficiência visual podem facilmente ampliar ou deslocar a tela inteira para permitir uma melhor visualização, bastando dar um toque triplo na tela quando o recurso estiver habilitado. Podem ainda escrever e interagir com o dispositivo mesmo se a tela estiver ampliada.

Os primeiros dispositivos equipados com o Android 4.2 Jelly Bean serão o smartphone Nexus 4, desenvolvido em parceria com a LG, e o tablet Nexus 10, da Samsung. Os aparelhos estarão disponíveis em alguns países a partir do dia 13 de novembro. Entretanto, ainda não foram divulgadas informações oficiais sobre a chegada de ambos no Brasil.

Fonte: TechTud
o

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no seu Blog Baixe nosso APP